O serviço de Correção de Fator de Potência é de grande utilidade para unidades industriais ou que possuam motores, transformadores, reatores, fornos de indução e outros equipamentos do tipo.
Existem três tipos de potências elétricas:
a ativa, a reativa e a aparente.
-
Ativa é aquela que o equipamento utiliza para de fato produzir trabalho, ou seja, gerar calor, luz ou movimento, por exemplo;
-
Reativa é a utilizada apenas para criar campos eletromagnéticos;
-
Aparente é considerada uma soma das outras duas.
Uma analogia comumente utilizada para essas potência é a do copo de chopp: enquanto o líquido amarelo, a cerveja, é aproveitada para consumo (potência ativa), a parte branca, o colarinho, nem sempre é tão desejável - embora necessária (potência reativa).
O fator de potência é a razão entre as potências ativa e aparente e indica a eficiência no consumo de energia. Portanto, um alto fator de potência representa que a unidade está consumindo energia de forma eficiente; enquanto um fator de potência baixo diz o contrário. Dessa forma, quando o fator de potência está muito abaixo do recomendado, o consumidor paga uma multa.
Levando para termos práticos, quanto maior for a potência reativa, mais caro o cliente pagará à concessionária de energia. Nesse sentido, a RETEC jr realiza o dimensionamento de um banco de capacitores necessário para a unidade consumidora. Um banco de capacitores é um conjunto de painéis elétricos que reduz a energia reativa exigida pelos equipamentos.