top of page

10 MANEIRAS DE ECONOMIZAR DINHEIRO COM SUA ENERGIA


Não é novidade pra ninguém que a energia elétrica no Brasil está cada vez mais cara e a crise energética é cada vez mais preocupante. E enquanto os preços da conta de energia vão subindo, a qualidade do serviço é decrescente por falta de investimento e diversificação da matriz energética. Portanto, só nos resta uma coisa: economizar.


Então, para ajudar você a ostentar até no fim do mês, preparamos uma lista com ações que você pode fazer no seu dia a dia e economizar energia (e dinheiro, claro). São atitudes simples e “pequenas”, mas que têm um grande impacto em suas economias, e o melhor: você não vai precisar ficar no escuro e nem deixar de usar o computador por 10 horas seguidas!


1. No seu computador...

São inúmeras atitudes que podem ajudar a economizar energia no seu computador. Quanto mais luz emanada por ele, mais energia você está gastando. Então, você pode ativar o modo energy saver no seu computador, que é o modo de exibição com baixa demanda de energia ou pode diminuir o seu brilho. Pode optar também por planos de fundo escuros e ativar as opções de plano de tela ou desligamento automático do monitor com a falta de uso. É muito importante também manter a CPU em um lugar arejado, para diminuir as perdas de eficiência por energia térmica e sempre desligar aparelhos auxiliares quando esse não estão sendo utilizados, como impressoras, scanners, caixas de som, etc. Principalmente pra quem utiliza o computador por muito tempo, essas mudanças trarão significativas economias.

2. Iluminação...

É muito importante certificar que a instalação elétrica de sua casa é eficiente sem nenhum problema de desperdício por instalação mal feita. O ideal é aproveitar ao máximo a iluminação natural, se possível instalando novas janelas. Usualmente, a melhor forma de aumentar sua eficiência energética através das lâmpadas é adquirir lâmpadas de LED, muitas com duração até 25 vezes maior, cerca de12 vezes mais eficiente e economiza 90% em comparação com outros tipos de lâmpada. Você pode também utilizar cores claras na pintura das paredes e do teto e dimensionar sua iluminação de acordo com o tamanho e finalidade do ambiente.

3. Ar condicionado...

Se você possuir uma casa com aparelho ar condicionado, saiba que ele é o responsável por boa parte do seu consumo de energia. Por isso, utiliza-lo com responsabilidade consciência trazem resultados significativos no final do mês. Utilizar o aparelho em uma sala isolada é fundamenta, por isso, nada de entradas de ar no ambiente (janelas, portas, etc.) e evite até mesmo radiação solar que possam aquecer o ambiente e diminuir a eficiência do aparelho, usando cortinas nas janelas. Procure aproveitar a ventilação natural de sua casa ao máximo e liga-lo apenas quando realmente necessário. Dimensione o aparelho corretamente para o ambiente, evite deixa-lo próximo a equipamentos elétricos e desligue-o até 30 minutos antes de sair (ambiente continuará resfriado).

4. Aquecimento de água...

Pessoas que moram em locais mais frios ou que apenas gostam de tomar banho com água quente sabem o quanto um chuveiro elétrico impacta sua conta de energia. Por isso, utilizar um sistema de aquecimento solar para essa função representa uma grande economia, que pode ser sentida logo no primeiro mês. O melhor é que esses sistemas tem um custo baixo, são extremamente eficazes e precisam de pouquíssima manutenção. O que você está esperando?

5. Na sua geladeira...

Evite abrir demais sua geladeira. Quanto mais ar frio ela perde, mais energia ela terá que gastar. Não coloque alimentos quentes ou, caso não tenha outra opção, coloque-os na parte inferior. Não coloque-a em locais quentes, que recebem radiação direta do sol, próximo ao fogão ou que recebam constante corrente de ar. Verifique sempre a vedação da sua geladeira e não deixe-a aberta por muito tempo.

6. Selo de qualidade...

Adquira apenas produtos com selo de eficiência energética A. Esses aparelhos podem até ser um pouco mais caros, mas a economia de energia que eles promovem rapidamente compensa o gasto a mais. Sem falar que esses aparelhos são geralmente mais bem isolados e tem mais qualidade, logo durarão mais e com mais eficiência.

7. Equipamentos elétricos em geral...

Não deixe aparelhos elétricos ligados direto na tomada, pois eles, mesmo “desligados” continuam gastando energia, principalmente aqueles que possuem transformadores (que podem ser ligados a 110/220). Utiliza máquinas de lavar roupa, ferro de passar roupa, máquina de lavar pratos uma única vez, acumulando o maior número de peças possível e evitando um gasto desnecessário de energia. Equipamentos que “esquentam” como chapinha, ferro de passar roupa, torradeira e churrasqueira, geralmente gastam bastante energia, por isso evite utiliza-los ao máximo.


8. Projeto inteligente...

Quando for reformar ou projetar sua casa, procure aproveitar ao máximo a iluminação e a ventilação natural do lugar. Se necessário, procure um especialista na área. Existem inúmeros projetos arquitetônicos que tornam o ambiente mais bonito economizando energia de uma maneira surpreendente. Acredite ou não, a economia com o tempo compensa até os gastos com essas mudanças.

9. Conheça seus equipamentos...

Na maioria das vezes, ao comprar um equipamento eletrônico ignoramos o seu manual de instrução. Aquele manual apresenta inúmeras informações cruciais para o melhor uso do seu aparelho, e muitas vezes cometemos erros que poderiam ser evitados se tivéssemos o lido, e com o gasto energético não é diferente


10. Painéis Fotovoltaicos...


Muitos pensam que a energia solar é a energia do futuro. Mal sabem que no presente essa energia já esta a todo vapor e só proporciona benefícios para quem acredita nela. Os painéis já são reconhecidos pelo governo e inclusive já tem um sistema próprio de regulamentos. Quando você opta pela instalação dos painéis, você passa a gerar energia para o governo e essa energia é descontada da sua conta. Apesar da instalação desses painéis parecer algo caro a primeira vista, existem linhas de financiamento que possibilitam o paga-lo com valores mensais equivalentes a sua conta de energia normal, e o melhor, em cerca de 8 anos seu painel está quitado! Considerando que a vida útil desses painéis com eficiência garantida é de entre 25 e 30 anos, são pelo menos 17 anos de energia gratuita, sem pagar nada a mais por isso!


Interessou-se? Para saber mais entre em contato conosco através do link: http://www.retecjr.com/#!blank/qf93h

Posts Recentes
bottom of page