Em seis meses, Brasil dobra número de instalações de painéis de energia solar

O cenário da energia solar no Brasil mostra-se cada vez mais ascendente devido a possibilidade da microgeração para residências e comércios. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que o país concluiu, em abril, a instalação e conexão de mais de 10 mil painéis solares de microgeração de energia. Em outubro de 2016, por exemplo, o país tinha apenas 5 mil painéis solares na rede. Ou seja, o número de instalações dobrou em seis meses.


A resolução 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica foi um marco no setor de energia solar e teve forte influência no dado acima citado, pois regulamentou a possibilidade da instalação de painéis solares nos telhados de residências e comércios para consumo próprio e a conexão dos módulos à rede elétrica; tal medida permitiu que fosse alcançada uma redução drástica na conta de energia.


Outro fator que influenciou o aumento da instalação dos painéis solares foi o financeiro. Desde 2013 os custos para a implantação de um sistema solar caíram gradativamente. Mesmo com a recente crise vivenciada pelo nosso país, várias pessoas realizaram um investimento inicial para adquirir um sistema fotovoltaico visando a redução na conta de energia. Se a indústria solar está crescendo mesmo com uma perspectiva econômica difícil, a expectativa para médio e longo prazo é ainda mais otimista. O custo de instalar painéis deve cair com o ganho de escala, estimulando novas instalações. Segundo uma estimativa da área de Regulação dos Serviços de Distribuição de Aneel, a microgeração distribuída deverá atingir a marca de 1,2 milhão de instalações em 2024. Um milhão de famílias e comerciantes brasileiros usufruindo de energia limpa e barata.

Exemplo de uma residência com geração de energia fotovoltaica.


Fonte: http://epoca.globo.com/ciencia-e-meio-ambiente/blog-do-planeta/noticia/2017/05/em-seis-meses-brasil-dobra-numero-de-instalacoes-de-paineis-de-energia-solar.html

#solarfotovoltaica

Posts Recentes
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© COPYRIGHT 2016. Todos os direitos reservados.