top of page

Rock in Rio 2017 terá árvores solares capazes de recarregar celulares

O Rock in Rio 2017 será o mais renovável de todos. O projeto Amazona Live comprometeu-se a instalar árvores solares que terão capacidade de recarregar celulares. A "OPTREE" foi criada pela startup brasileira SUNEW, em parceria com a Metalco do Brasil, e é capaz de captar energia solar através de filmes fotovoltaicos instalados nas folhas. No Rock in Rio a estação de recarga terá 5 árvores fotovoltaicas fornecendo energia gratuitamente - cada uma com 10 tomadas USB. Além dessa função principal, as OPTrees também protegem os participantes do sol e servem como opção de descanso para o público. O filme fotovoltaico que capta a energia solar fica nas folhas das árvores artificial e uma bateria dentro dela armazena a carga que é passada aos aparelhos telefônicos dos usuários. Por não estar conectado à rede elétrica, esse sistema pode ser considerado off-grid.

Usuários das árvores solares beneficiando-se da energia e do sombreamento gerado.

Tiago Alves, o CEO do CSEM Brasil (Centro privado de pesquisa aplicada e sem fins lucrativos), do qual a SUNEW faz parte, conta que a ideia é expandir a utilização das OPTrees. Ele afirma que negocia com prefeituras e organizações para implementar a membrana de captação de energia solar em locais públicos, como em parques ou bicicletários. A ideia é usar a energia solar para viabilizar o funcionamento de roteadores Wi-Fi, câmeras de segurança, iluminação e hubs de recarga de bateria de celulares.


Cada vez mais a energia fotovoltaica é utilizada para trazer vantagens e comodidade à população. Difundir o seu uso cada vez mais trará benefícios ao meio ambiente e às futuras gerações prezando cada vez mais pela sustentabilidade e pela diversificação da nossa matriz energética com a entrada de mais fontes de energias renováveis.


Posts Recentes
bottom of page