Se faltar energia elétrica, meu sistema fotovoltaico abastece minha casa?

O Norte e Nordeste mais de 70 milhões de pessoas foram afetadas com a interrupção do suprimento de energia elétrica no último dia 21 de março. O diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira, afirmou que a queda no fornecimento de energia foi causado por uma falha no disjuntor da Subestação Xingu, no Pará, responsável pela distribuição da maior parte da carga gerada pela Usina de Belo Monte para a Região Sudeste.

Queda de energia em Fortaleza. (Foto: Tatiana Fortes/ O POVO)

Ferreira disse: “Com o desligamento do disjuntor, "houve um excesso de geração" para a Região Norte. Isso disparou uma proteção automática em todo o sistema, separando a região Norte da Nordeste e as duas do resto do país.”

Mas e se faltar energia elétrica meu sistema fotovoltaico compensa essa falta?

E a resposta é: depende do sistema! Existem dois tipos de sistema de energia solar, o on-grid e o off-grid. Os sistemas on-grid são conectados à rede elétrica. Toda energia produzida pela luz do sol vira desconto em suas contas de luz, ou seja, a energia não fica armazenada para uso emergencial. Ao fim do mês você paga para a distribuidora a energia consumida da rede elétrica menos o que foi produzido por você.

Os sistemas off-grid são independentes da rede da concessionária de energia, sua utilização é principalmente, para ‘levar energia elétrica a localidades não atendidas pela rede elétrica’, ou para manter algum equipamento fora da rede, de forma a continuar operando mesmo quando há falta de energia na rede pública. A energia gerada pelo Sol é armazenada, normalmente em baterias, que são projetadas para oferecer energia por um período determinado sem irradiação. Portanto, se houver falha na rede distribuição, não cessará a energia fornecida pelas baterias à sua casa.

Então qual é a melhor escolha?

É necessário verificar quais são suas necessidades. O sistema on-grid é mais recomendado se você deseja alimentar toda a sua residência ou empresa, apesar de não abastecer em caso de falta de energia, já que optar por abastecer totalmente uma residência com um sistema off-grid tem um custo elevado, além de necessitar de um espaço amplo para armazenar as baterias. No entanto, se você não tem ligação com alguma distribuidora ou tem problemas no abastecimento e deseja ter independência do serviço das concessionárias de energia, o sistema off-grid é mais adequado. Porém recomendamos que você eleja os equipamentos mais críticos numa eventual falta de energia (como geladeira, ventiladores,pontos estratégicos de iluminação, etc).

Fonte: https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2018/03/saiba-o-que-causou-o-apagao-no-norte-e-nordeste-nesta-quarta-feira.html

http://hccengenharia.com.br/o-sistema-de-energia-solar-continua-funcionando-se-faltar-energia-eletrica/

https://www.enelsolucoes.com.br/blog/2016/06/energia-solar-tipos-de-sistema-on-grid-e-off-grid/

http://www.csrenergiasolar.com.br/blog/sistema-fotovoltaico-hibrido-on-grid-e-off-grid


#Luz #energia #solar #fotovoltaica #paineisfotovoltaicos #economizardinheiro #economiadeenergia #apagão #geração #offgrid #ongrid #elétrica #casa #norte #nordeste #subestação #solarfotovoltaica

Posts Recentes