Você já ouviu falar em Tarifa Branca? Se sua resposta for não, você está perdendo excelentes oportunidades de economizar! A partir disso, nós da RETECjr preparamos este artigo para você, no qual você irá compreender:
● O que é Tarifa Branca;
● Como funciona;
● Quais são as vantagens.
Mas o que é Tarifa Branca?
Implementada a partir de janeiro de 2018, a Tarifa Branca é uma nova opção tarifária para consumidores de baixa tensão, que considera o horário de consumo para estabelecer o preço da energia.
Essa nova opção tarifária se aplica aos clientes que consomem acima de 500 kW/h por mês. Para os clientes que tem um consumo mensal superior a 250 kW/h, a adesão só poderá ser feita em 2019.
Em 2020, por sua vez, a adesão da Tarifa Branca será disponível para todas as unidades consumidoras, independente do consumo de energia elétrica.
Mas e aí, como funciona?
Existem três postos tarifários: hora ponta, fora ponta e intermediário. A hora ponta é aquela que demanda mais energia da rede elétrica, entre 17:30h e 20:30h. Já a fora ponta compreende o horário entre 21:30h e 16:30h. O intermediário, por sua vez, engloba os horários entre 16:30h às 17:30h e 20:30h às 21:30h.
Nessa perspectiva a Tarifa Branca surge como uma alternativa para reduzir os gastos com energia elétrica, pois prioriza o consumo nos horários de fora ponta, onde o valor cobrado é menor se comparado aos outros horários. Veja na tabela a seguir os valores da tarifa branca em cada parte do dia:
Já na convencional, por sua vez, o cliente paga o mesmo valor em qualquer horário do dia, seja manhã, tarde, noite ou madrugada. Com os dados da tabela acima podemos notar que a energia fica mais cara por três horas, justamente no período em que a rede tem maior demanda. Assim, existe a alternativa de reter a maior parte do consumo nos horários de fora ponta, onde são mais baratos, o que pode ser muito lucrativo economicamente.
Afinal, que vantagens posso obter?
Com a crise financeira estabelecida atualmente, a adesão adequada da Tarifa Branca possibilitará algo bastante valioso para você: ECONOMIA.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a estimativa de gastos com energia poderá diminuir entre 10% e 20%. Além disso, todos os custos de equipamentos com a adesão da nova tarifa serão pagos pela Enel.
Contudo, é preciso ter cautela. Não é simplesmente trocar de modalidade e aderir à Tarifa Branca. De antemão, é necessário que seja realizado uma análise para identificar se você adequa-se ao perfil estabelecido, caso contrário ao invés de economizar, a sua conta poderá aumentar.