top of page

Tarifa Branca: a solução contra a crise

Você já ouviu falar em Tarifa Branca? Se sua resposta for não, você está perdendo excelentes oportunidades de economizar! A partir disso, nós da RETECjr preparamos este artigo para você, no qual você irá compreender:

● O que é Tarifa Branca;

● Como funciona;

● Quais são as vantagens.

eficiência energética

Mas o que é Tarifa Branca?

Implementada a partir de janeiro de 2018, a Tarifa Branca é uma nova opção tarifária para consumidores de baixa tensão, que considera o horário de consumo para estabelecer o preço da energia.

Essa nova opção tarifária se aplica aos clientes que consomem acima de 500 kW/h por mês. Para os clientes que tem um consumo mensal superior a 250 kW/h, a adesão só poderá ser feita em 2019.

Em 2020, por sua vez, a adesão da Tarifa Branca será disponível para todas as unidades consumidoras, independente do consumo de energia elétrica.

Mas e aí, como funciona?

Existem três postos tarifários: hora ponta, fora ponta e intermediário. A hora ponta é aquela que demanda mais energia da rede elétrica, entre 17:30h e 20:30h. Já a fora ponta compreende o horário entre 21:30h e 16:30h. O intermediário, por sua vez, engloba os horários entre 16:30h às 17:30h e 20:30h às 21:30h.

Nessa perspectiva a Tarifa Branca surge como uma alternativa para reduzir os gastos com energia elétrica, pois prioriza o consumo nos horários de fora ponta, onde o valor cobrado é menor se comparado aos outros horários. Veja na tabela a seguir os valores da tarifa branca em cada parte do dia:

valores tarifa

Já na convencional, por sua vez, o cliente paga o mesmo valor em qualquer horário do dia, seja manhã, tarde, noite ou madrugada. Com os dados da tabela acima podemos notar que a energia fica mais cara por três horas, justamente no período em que a rede tem maior demanda. Assim, existe a alternativa de reter a maior parte do consumo nos horários de fora ponta, onde são mais baratos, o que pode ser muito lucrativo economicamente.


Afinal, que vantagens posso obter?

Com a crise financeira estabelecida atualmente, a adesão adequada da Tarifa Branca possibilitará algo bastante valioso para você: ECONOMIA.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a estimativa de gastos com energia poderá diminuir entre 10% e 20%. Além disso, todos os custos de equipamentos com a adesão da nova tarifa serão pagos pela Enel.

Contudo, é preciso ter cautela. Não é simplesmente trocar de modalidade e aderir à Tarifa Branca. De antemão, é necessário que seja realizado uma análise para identificar se você adequa-se ao perfil estabelecido, caso contrário ao invés de economizar, a sua conta poderá aumentar.

Posts Recentes
bottom of page