Entenda sobre Eficiência Energética em edificações

A conta de luz do seu prédio está cara? Já não está conseguindo manter a saúde financeira de seu empreendimento com sua renda mensal? Há algumas maneiras de contornar esses problemas. Buscando otimizar o uso de energia elétrica por meio da eficiência energética, podemos obter uma maior economia atrelada ao conforto do consumidor.

Mas, afinal, o que é eficiência energética? A eficiência energética é o estudo do consumo de energia elétrica em uma unidade consumidora com o objetivo de aumentar o rendimento do sistema e diminuir os gastos. Neste artigo, explicaremos a importância de adotar medidas e aplicar soluções de eficiência energética e apresentaremos algumas opções para sua edificação. Se você quer saber como implementar métodos que visem à eficiência energética, basta continuar a leitura dos seguintes tópicos. - Selo de eficiência; - Como implementar.

Selo de eficiência Visando à redução e ao consumo de energia mais consciente, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), concebeu a Etiqueta PBE Edifica. Para conseguir essa etiqueta, o empreendimento é avaliado em três parâmetros: eficiência da iluminação, desempenho do envoltório térmico e eficiência do sistema de condicionamento do ar. Após a avaliação, o edifício será classificado em níveis de A a E, sendo ‘A’ o nível mais eficiente energeticamente, e ‘E’, o menos eficiente.

Etiqueta PBE Edifica

Além desta etiqueta, também existe o Selo Procel Edificações, que premia os imóveis com melhor desempenho energético em determinada categoria.

Como implementar? Medidas e mudanças de hábito simples podem ajudar a melhorar a saúde financeira de seu empreendimento.

Iluminação

Nesse aspecto, é importante observar não só a questão do tipo de lâmpada - fluorescente, incandescente ou LED, sabendo que esta última é a melhor - mas também se a potência da lâmpada é adequada ao ambiente e se sua conversão de energia é eficiente. Para isso, o nosso serviço de consultoria conta com um Estudo Luminotécnico, em que se dimensiona a quantidade e a potência das lâmpadas necessárias em um determinado ambiente, objetivando o conforto visual de quem frequenta o edifício com a maior economia possível.

Envoltório térmico As trocas térmicas internas ou externas ao ambiente geram uma carga térmica que deve ser atenuada pelos equipamentos de condicionamento do ar da residência. Assim, o envoltório é um dos fatores que interferem no consumo de energia de uma edificação. Para garantir uma máxima eficiência energética, é necessário observar algumas características dos envoltórios, tais como: propriedades térmicas dos materiais, contato de superfícies com o exterior e sua exposição.

Condicionamento do ar Sendo o que mais demanda energia, o condicionamento do ar deve ser uma das prioridades na eficiência energética em edificações. Esse sistema de resfriamento deve ser projetado de maneira com que os usuários tenham o maior conforto térmico com o menor custo, utilizando assim equipamentos com maior eficiência energética. Outro ponto importante é a integração de um sistema misto, ou seja, a união de um sistema de ventilação natural (em períodos favoráveis para tal) com o uso de ar condicionado. Com isso, além dos diversas vantagens econômicas, também se pode obter uma diminuição da emissão dos gases do efeito estufa. Nesse sentido, a RETEC jr oferece o serviço de Climatização, em que dimensionamos de forma correta os aparelhos de um ambiente, evitando erros amadores.

Podemos concluir então que a consultoria energética abrange diversas áreas, desde a troca de lâmpadas por outras mais eficientes até o dimensionamento correto de aparelhos de ar condicionado. Pequenas mudanças podem gerar uma grande economia. A RETEC jr está aqui para ajudá-lo a economizar e melhorar de vida.

#eficiênciaenergética #edificações #prédios #empreendimento #selodeeficiência #procel #inmetro #lâmpada #confortotérmico #iluminação #arcondicionado

Posts Recentes
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© COPYRIGHT 2016. Todos os direitos reservados.