[Consultec jr] A importância do Projeto Elétrico em conjunto com a Energia Solar no seu imóvel

A energia solar, com o uso de painéis fotovoltaicos,vem tomando cada vez mais espaço no cenário socioeconômico das cidades brasileiras. Só no ano de 2019 esse mercado cresceu cerca de 212% e, segundo a ANEEL, foram instalados mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos no país. No entanto, poucas pessoas dão tanta importância a um sistema mais básico do que a própria utilização desta fonte renovável: o Projeto Elétrico do imóvel. E você, sabia que a utilização em conjunto destes dois sistemas pode ser uma das maiores fontes de economia da sua casa?



Antes de te mostrar porque se deve dar tanta atenção ao projeto elétrico quanto ao sistema de energia solar, nós da ConsultecJr, precisamos falar sobre a utilização desta tecnologia que vem mudando o comportamento de milhares de habitantes das nossas cidades.


A energia solar é fruto do trabalho incansável dos profissionais da área de Engenharia Elétrica e afins. Com ela é possível tornar o consumo da tão necessária energia elétrica menos agressivo ao nosso planeta.


Ao longo dos anos,essa tecnologia foi sendo aprimorada até que pudesse ser utilizada em larga escala, mudando o dia a dia das pessoas e ajudando a criar conscientização acerca deste tema. Isso, apesar de ser um fator importantíssimo, não foi o único motivo pelo qual se passou a dar mais atenção a instalação de painéis solares nas residências.


Uma das maiores vantagens do crescimento deste mercado é a ajuda que este proporciona ao bolso de seus consumidores ao final do mês! A economia gerada pelo uso de energia solar nas residências e empreendimentos pode chegar a quase 95% do valor total da conta de luz.



No entanto, uma parcela considerável dos usuários de painéis solares não dá à devida importância ao Projeto Elétrico de seus imóveis, um sistema construtivo que serve de base para a economia de energia de qualquer empreendimento.


Isso é algo que precisa ser discutido, já que muitos problemas referentes a parte elétrica da residência podem surgir caso não exista um projeto que facilite a execução e instalação dos dispositivos e dos circuitos de energia, mesmo que na casa já exista a utilização de energia solar.


O Projeto Elétrico é responsável pelo dimensionamento adequado dos circuitos e da carga necessária para fornecer energia constante ao imóvel, sem que haja oscilação no fornecimento, nem sobrecarga no sistema. Isso é feito através do cálculo da potência total demandada pela residência de acordo com o Projeto Arquitetônico e os aparelhos eletrodomésticos que serão utilizados.