FUTURO DA ENERGIA SOLAR NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

Você sabia que a energia solar fotovoltaica é uma das maiores fontes energéticas para o futuro do Brasil? Neste artigo, vamos esclarecer alguns pontos importantes desta fonte renovável, que possui grande potencial no país. Você irá aprender um pouco sobre:

Atualidades da Energia solar Viabilidade do setor Potencial de Investimento Previsões para o Futuro da Energia Solar no Brasil ● Desafios a serem batidos

Será retratado, também, sobre os investimentos feitos sobre esta tecnologia, tendo em vista quais acontecimentos estão dificultando a entrada dessa energia no cotidiano dos brasileiros.

Atualidades da Energia solar



Fonte: blog.kisoltec.com.br


No Brasil, essa fonte de energia representa em torno de 1% da matriz energética brasileira, sendo liderada pelo estado de Minas Gerais, seguido pelo estado do Rio Grande do Sul. Entre os principais aspectos vantajosos deste setor, está o seu incentivo para a produção de novos empregos, que, segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), atingiu valores de 130 mil entre o período de 2012 e 2019, e, mantendo-se em grande crescimento, o Brasil ultrapassou a marca de 300 mil sistemas solares ligados à rede elétrica.


Essa Opção Energética é Viável Atualmente?




Fonte: astrasolar.com.br


O Brasil aponta que a Energia Solar é a tecnologia que mais registra um deságio no preço dos seus produtos, dessa forma, chamando muito a atenção dos consumidores, que se deparam com os diversos benefícios desta energia:

- Um sistema fotovoltaico é capaz de abater até 95% do valor da conta de luz do cliente.

- É uma energia 100% limpa.

- Payback relativamente baixo, uma vez que comparado à vida útil dos equipamentos.

- Os painéis solares possuem uma garantia de 25 anos.

- Fornece ao cliente uma autonomia quanto à sua energia produzida.



Investimentos no setor solar

O Brasil possui uma das maiores reservas de silício no mundo, matéria-prima para a produção de equipamentos do sistema fotovoltaico, além de que possui, também, um grande nível de irradiação sobre o seu território, atingindo valores muito superiores quando comparados aos de países líderes neste setor. Esses aspectos atribuem ao Brasil um grande potencial, o qual é explorado por diversos investidores, responsáveis por aumentar anualmente a representatividade da Energia Solar na matriz energética brasileira.



Fonte: gobacklog.com.br


Qual a previsão para a Energia Solar no Brasil?


Existem muitos caminhos para os quais a Energia Solar no Brasil pode seguir, porém diversos especialistas no tema realçam que essa fonte de energia irá ser de imensa importância para a matriz energética do país, capaz de representar 32% dela até 2040, e, em contrapartida, a energia hidráulica irá decair para 29%. Durante o 2º Workshop sobre o tema “O Futuro da Energia Solar Fotovoltaica no Mercado Livre”, o presidente da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), Reginaldo Almeida de Medeiros, afirma que, em 2023, projetos que abrangem a Energia Solar representarão 40% em projetos em construção no país. Com a diminuição dos preços para se obter essa energia, ela continuará a crescer, a partir de desenvolvimentos da tecnologia, introduzindo cada vez mais inovações e ampliando a esfera de atuação do setor.


Desafios a serem batidos

Em 2015, entrou em vigor o decreto-lei 153/14, que desabilita a venda de excedente de energia produzida pelo cliente, visando apenas o autoconsumo, e, assim, afastando-se dos interesses do consumidor e aproximando-se dos interesses de companhias elétricas.

Além disso, apesar do barateamento anual dos equipamentos dos sistemas de energia solar, estes ainda possuem valores elevados, o que reduz as possibilidades de abrangerem classes mais baixas da população brasileira.


Desse modo, é preciso estudar para ficar por dentro de como investir na produção energética solar fotovoltaica e torcer para o seu mercado ganhar mais força no País, que em poucos mais de 15 anos, será uma das principais fontes de energia em porcentagem no País. Serviço esse, que a RETEC Jr tem como "carro-chefe" na sua carta de serviços.


Agradecemos pela leitura!

Posts Recentes