Entenda a importância da climatização em ambientes de trabalho

Os centros urbanos no Brasil são verdadeiros formadores de “bolsões” de calor devido à grande quantidade de prédios, além de possuírem predominante clima tropical úmido, o que contribui para uma maior preocupação com o conforto térmico.

Fornecer um ambiente profissional devidamente climatizado é uma excelente maneira para vencer esses fatores do clima e também para agregar uma série de outras vantagens ao seu estabelecimento.

Veja mais sobre essas vantagens e descubra como garantir esse conforto da melhor maneira a seguir:

  • Conforto e maior Produtividade

  • Satisfação de clientes

  • Projeto de Climatização

Conforto e maior produtividade

Ambientes com temperaturas elevadas, ainda mais em regiões como no nordeste, proporcionam um desconforto térmico maior. Esse incômodo em um ambiente profissional acarreta fatores negativos tais como desconcentração, estresse e suor excessivo.

Visto esse cenário, atingir o conforto térmico é fundamental para alcançar um nível de satisfação maior dos funcionários.No artigo de Mário Talaia sobre o bem-estar humano, é salientado que “Na prática o ser humano procura bem-estar e qualidade de vida”. E a climatização é capaz de proporcionar essa qualidade de bem-estar.

Em um ambiente com aparelhos dimensionados corretamente, você terá a garantia de atingir a temperatura adequada tanto para o conforto dos colaboradores como para o uso eficiente dos parelhos condicionadores de ar. Contudo, muito mais do que alcançar o conforto térmico, outros fatores positivos virão: funcionários sem estresse com o calor, mais atentos, dispostos e atendendo melhor.

Satisfação de clientes

Com uma temperatura aconchegante, a probabilidade do tempo de permanência do cliente na empresa e do seu nível de satisfação aumenta. Com isso, no inconsciente de seu cliente, sua empresa será relacionada a uma boa experiência sensorial e aumentam as chances de ele fechar negócio ou permanecer utilizando seus serviços.

Em um ambiente onde deseja-se que a experiência do cliente seja positiva, é essencial considerar a climatização como um fator importante para alcançar esse índice. Lembre-se que lugares bem climatizados passam uma sensação de acolhimento e são mais atrativos.

Projeto de Climatização

Se você deseja climatizar seu ambiente de trabalho, é essencial, antes da compra dos equipamentos, fazer um projeto de climatização para um dimensionamento adequado, garantindo que não haja o superdimensionamento ou subdimensionamento. Não há nada pior do que investir em equipamentos e não receber completamente seus benefícios por conta de um uso inadequado .

Em um bom projeto de climatização, é levado em consideração o ar condicionado a ser utilizado, janelas, portas, equipamentos eletrônicos, iluminação, quantidade de pessoas no local, posicionamento de parede e entre outros fatores. Tudo isso é calculado a fim de saber a carga térmica de cada ambiente, para garantir o conforto térmico e a eficiência energética com o uso da norma ABNT NBR 5858, trazendo segurança e eficiência para a instalação.

Então se está pensando em climatizar seu estabelecimento para trazer conforto tanto aos seus funcionários quanto aos seus clientes, o aconselhado é fazer um projeto de climatização o qual lhe dará a quantidade adequada de aparelhos condicionadores de ar e a localização ideal para cada um, além das vantagens já citadas.

A RETEC Jr presta esse serviço da forma mais completa possível. Para mais informações, entre em contato conosco e teremos uma grande satisfação em lhe ajudar!

E aí, gostou da leitura? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe!

#eficiênciaenergética #Climatização #confortotérmico #Produtividade #Bemestar

Posts Recentes