ISENÇÃO DE IMPOSTOS SOBRE EQUIPAMENTO DE ENERGIA SOLAR

Entenda quais tipos de impostos, sobre os equipamentos fotovoltaicos, estão isentos no Brasil, e quais os benefícios que tais isenções geram para o consumidor.


QUAIS IMPOSTOS FICARAM ISENTOS?

  • PIS: Programa de Integração Social;

  • COFINS: Contribuição para Financiamento da Secretaria da Seguridade Social.

QUAIS VANTAGENS VOCÊ OBTÉM POR MEIO DESSAS ISENÇÕES?


No dia 22 de julho de 2020, foram publicadas no Diário Oficial da União, as alterações que zeram a alíquota do imposto referente à determinados bens importados até o fim de 2021. Entre esses bens importados, estão alguns modelos de equipamentos utilizados para gerar energia solar, como painéis e inversores, que compõem os sistemas de geração de energia solar.


Com a desvalorização do real, devido à pandemia, houve o aumento no preço da energia e consequentemente, houve o aumento na conta de luz no final do mês. O fim dos impostos sobre esses produtos torna a Energia Solar uma ótima alternativa para quem busca economizar.


Além disso, com a isenção de impostos como o PIS e o COFINS, a facilidade de adquirir um sistema fotovoltaico completo é consideravelmente maior, visto que, antes da isenção de tais impostos, o valor para se adquirir uma fonte de energia fotovoltaica era bem mais caro, mesmo que o valor investido retornasse ao comprador com o passar dos anos.


Evidenciando assim, uma maior facilidade em se obter essa fonte de energia limpa e inesgotável que gera economia e valoriza o imóvel. No caso do IPI e do ICMS, que são impostos de importação, não há obrigatoriedade se os equipamentos tiverem sido fabricados em território brasileiro.


Dito isto, pode-se concluir que os sistemas fotovoltaicos se tornaram um investimento ainda mais atraente nos últimos anos e, vislumbrando o futuro, poderão ganhar ainda mais força no mercado energético.


Lembrando que, nós, da RETEC jr, oferecemos esse serviço de Energia Solar Fotovotaica, tanto o projeto como a instalação. Para realizar o seu orçamento totalmente gratuito, clique aqui.


Posts Recentes