SISTEMA FOTOVOLTAICO ON-GRID E OFF-GRID: QUAL A DIFERENÇA?

Você sabe qual é a diferença entre os sistemas de energia solar on-grid e off-grid? Você sabia que o sistema mais utilizado em regiões urbanas é o on-grid? Continue conosco para entender no que diferem esses dois tipos de sistema solar fotovoltaico!


A busca por outras formas de gerar energia vem se destacando na atualidade, visto que as tecnologias atuais causam um certo impacto social e ambiental. Diante dessa perspectiva, a geração de energia elétrica a partir da radiação solar (fotovoltaica) vem ganhando cada vez mais espaço. Isso tem relação ao fato dessa tecnologia apresentar várias vantagens como, por exemplo, a não emissão de gases poluentes do efeito estufa em seu processo de geração e pelo fato de sua produção ser muito mais silenciosa que a de algumas outras fontes energéticas, como a eólica. Esse tipo de geração tem crescido exponencialmente no Brasil. Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que controla o segmento geração distribuída (GD), o Brasil já registrou, só esse ano, 126.219 ligações de painéis fotoelétricos. Esse valor é bastante elevado em comparação ao ano anterior, em que realizou 120.858 instalações.



Fonte: ANEEL


Aprenda aqui:

  • Funcionamento de um sistema de energia fotovoltaico.

  • O que é um sistema fotovoltaico On-grid?

  • O que é um sistema fotovoltaico Off-grid?

  • Principais diferenças entre os sistemas On-grid e Off-grid (Vantagens e Desvantagens).


Funcionamento de um Sistema de Energia Fotovoltaico


Um dos principais temas acerca desse tipo de geração é sobre a maneira como o sistema é instalado. Atualmente existem 3 formas: o sistema on-grid, o off-grid e o híbrido, que é uma “mistura” dos outros dois. Nesse artigo iremos focar nossos estudos nos sistemas on-grid e off-grid, abordando algumas diferenças entre esses, mas antes deve-se entender como uma instalação fotovoltaica funciona.

O funcionamento desse tipo de geração de energia baseia-se na utilização de painéis capazes de captar a luz do sol e, por meio do efeito fotoelétrico, transformá-la em energia elétrica. Essa energia elétrica produzida pelos painéis passa por um inversor solar, cujo objetivo é transformar a corrente elétrica gerada de contínua (CC) para alternada (CA). Depois desse processo, os próximos passos irão depender da forma de ligação do sistema, ou seja, ligação on-grid ou off-grid.



Fonte: Portal Solar


O que é um sistema fotovoltaico On-grid?


Esse sistema, como o próprio nome sugere, possui uma relação com a rede de energia elétrica. O sistema on-grid consiste basicamente na ideia de injetar energia na rede elétrica da concessionária, ou seja, durante o dia, o excedente energético gerado pelo sistema fotovoltaico é destinado à rede, acumulando “créditos”, e, durante à noite, o cliente consome energia da própria concessionária, estabelecendo uma relação de compensação energética com essa.

Então, se eu vou consumir energia procedente da concessionária, terei que pagar por isso? A resposta é não. Se o sistema for dimensionado de maneira equilibrada, levando em consideração o consumo do cliente, esse pode gerar energia suficiente durante o dia para também ser consumida ao longo da noite, pagando apenas a taxa mínima e a iluminação pública para a concessionária.

Logo, comparando o sistema on-grid com o off-grid, a concessionária funcionaria como uma “bateria” que armazena o excedente de energia produzido. Essa é uma das vantagens desse tipo de sistema em relação ao sistema off-grid.




Fonte: Inovacare Solar (2019)


O que é um sistema fotovoltaico Off-grid?


Esse sistema, diferente do on-grid, não tem relação nenhuma com a concessionária, ou seja, é um sistema autônomo que, a depender da situação, pode ser uma vantagem em relação ao sistema on-grid.

Já que ele não usa a rede de energia elétrica da concessionária, faz-se necessário o uso de um banco de baterias. Além disso, ainda é necessário o uso de controladores de carga. Esse tipo de sistema é mais indicado para localidades remotas e geralmente tem um propósito específico, por exemplo, a eletrificação de cercas e de bombas hidráulicas.



Fonte: Inovacare Solar (2019)




Vantagens x Desvantagens


Para saber qual o sistema mais adequado para você, é necessário fazer uma análise do seu perfil de consumo, além de levar em consideração as características geográficas, técnicas e estruturais do local da instalação. Contudo, para facilitar na sua decisão, agora analisaremos algumas vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas, de acordo com a 6ª Jornada Científica e Tecnológica da Fatec de Botucatu (2017):


1. Vantagens x desvantagens do Sistema On-grid:


- Dispensa a utilização de baterias e controladores de cargas x Necessita do acesso à rede de distribuição

- Possibilita ao consumidor adquirir créditos de energia x Não existe sistema de armazenamento de energia


- Créditos podem ser utilizados em outras unidades consumidoras do mesmo proprietário x Necessidade de pagar conta de luz quando a demanda for maior que a produção e não houver créditos disponíveis



2. Vantagens x desvantagens do Sistema Off-grid:


- Pode ser utilizado em regiões remotas por ser independente da rede de distribuição de energia x Necessidade da utilização de baterias e controladores de cargas


- Não há necessidade de pagar conta de luz x Custos mais elevados


- Possui sistema de armazenamento de energia x O sistema de forma geral apresenta-se menos eficiente



Em suma, essas são as principais diferenças quando falamos de distribuição de energia solar on-grid e off-grid, que já é possível dentro do mercado brasileiro, haja vista o seu reaquecimento no segundo semestre do ano de 2020. Nós da RETEC Jr oferecemos o serviço de energia solar fotovoltaica, o qual possibilita geração limpa dentro de sua residência, além de economizar na conta de energia. Para saber mais acerca do tema, acesse nosso blog e conheça mais sobre a energia solar e os outros serviços de eficiência energética.


Agradecemos por sua leitura!













Posts Recentes
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© COPYRIGHT 2016. Todos os direitos reservados.