Tudo o que você precisa saber sobre o tempo de vida útil dos painéis solares

Você já parou para pensar qual o tempo de vida útil das placas solares e em como isso impacta na eficiência energética fornecida por elas? Continue conosco e tire todas suas dúvidas sobre o assunto.

O sistema de geração de energia solar chegou no mercado para ficar e tem se mostrado cada vez mais vantajoso para os consumidores, tanto residenciais quanto comerciais, por ser uma forma limpa e econômica de gerar energia.

Entretanto, quando falamos sobre vida útil dos equipamentos que compõem o sistema, ainda existem muitas dúvidas acerca do tema. Pensando nisto, respondemos algumas questões que podem te ajudar.

Um sistema solar é composto basicamente por 4 equipamentos fundamentais: painéis solares, inversores, cabos e estruturas de suporte. Nesse texto, daremos destaque à vida útil dos principais componentes do sistema fotovoltaico, que são os painéis solares e os inversores.

Aprenda com esta leitura:

1.Qual o tempo de vida útil de um painel solar?

2.O que acontece com o painel após sua vida útil?

3.Qual o tempo de vida útil dos inversores que compõem o sistema fotovoltaico?

4.Quais cuidados devem ser tomados com os equipamentos de um sistema de energia solar?

1.Qual é o tempo de vida útil dos painéis solares?

Os painéis solares disponíveis no mercado atualmente possuem características que prolongam a sua vida útil, tais como antissalinidade, anticorrosão e resistência mecânica. Destarte, o tempo de vida útil das placas em um sistema fotovoltaico ligado a uma concessionária de energia localiza-se no período de 30 a 40 anos.

2. O que acontece com o painel após sua vida útil?

O painel solar, ao fim dos 25 anos de garantia, deve estar com sua eficiência na faixa de 80% a 90% da original. Isso significa uma perda energética efetiva de menos de 1% ao ano. Após esse período, portanto, a potência fornecida pelo módulo fotovoltaico à rede de transmissão reduz proporcionalmente aos cuidados tidos com ele. Sob essa perspectiva, uma alternativa para compensar a perda de eficiência depois dos 25 anos é a instalação de painéis extras, a fim de preservar a geração de energia inicial.

3.Qual é o tempo de vida útil dos inversores que compõem o sistema fotovoltaico?

Os inversores têm a função principal de converter a energia que é gerada pelos painéis de corrente contínua para corrente alternada. Os seus tipos (inversor de string, inversor central e microinversor) diferem entre si basicamente na forma como é feita a ligação dos painéis no sistema e, por consequência, na eficiência proporcionada ao sistema.

A respeito da durabilidade desses equipamentos, os inversores possuem uma vida útil esperada de 10 a 15 anos, podendo ser trocados. Por outro lado, alguns microinversores têm vida útil maior, podendo chegar a 25 anos.

4.Quais cuidados devem ser tomados com os equipamentos de um sistema de energia solar?

É importante salientar que um sistema bem protegido e com a manutenção dos equipamentos em dia pode ter sua vida útil prolongada.

É preciso verificar, pelo menos uma vez a cada 6 meses, o estado dos painéis em relação à presença de sujeira, ao acúmulo de água e ao sombreamento. E, nos inversores, deve-se fazer limpeza, checar as conexões dos cabos, as luzes indicadoras e os displays do equipamento.

Para um guia completo e definitivo de como ter esses cuidados com a manutenção de painéis solares clique aqui.

#vidaútildepainéissolares #painéissolares #painéissolaresfotovoltaicos #energiasolar #equipamentossolares #vidaútildeumpainelsolar #garantiadeumpainelsolar

Posts Recentes
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© COPYRIGHT 2016. Todos os direitos reservados.