eSTUDO lUMINOTÉCNICO

Se você sente que a quantidade ou o tipo de lâmpadas na sua casa não estão adequados, ou se você tem recebido reclamações vindas dos seus clientes de que a iluminação no seu estabelecimento não está confortável, a RETEC jr tem a solução certa.

O Estudo Luminotécnico nada mais é que um conjunto de técnicas que visam calcular a quantidade necessária de luz artificial para um ambiente, de modo a adaptá-lo para a necessidade do usuário e fazê-lo economizar, eliminando desperdícios e suprindo a ausência de uma boa iluminação natural.

O estudo é respaldado pela norma NBR 5413, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que trata de iluminância de interiores.

Com o auxílio de um software, nosso time de Projetos segue alguns passos ao realizar esse estudo.

Primeiramente é feita a planta baixa dos ambientes, bem como a coleta de dados como a quantidade, a disposição e a rotina das pessoas que frequentem os mesmos, bem como dos móveis e dos equipamentos elétricos.

Em seguida, o software calcula a quantidade de iluminância necessária e confortável para os espaços, e como isso será distribuído nos pontos de iluminação.

Finalmente, a RETEC jr produz um relatório contendo todas as informações relevantes para o cliente, como a quantidade, a disposição e as sugestões de lâmpadas a serem instaladas no local, sempre levando em conta sua eficiência energética e o custo-benefício.

ARTIGOS RELACIONADOS