top of page

MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR: VIVÊNCIA EMPRESARIAL REAL DE UNIVERSITÁRIOS


Com o objetivo principal de formar jovens empreendedores de impacto no mercado de trabalho por meio, principalmente, do fomento de uma vivência empresarial e de uma experiência inicial nesse meio de forma concreta, além de promover vivências profissionais, tais como a o contato real com clientes, o cumprimento de demandas e a troca de experiências, as Empresas Juniores são organizações sem fins lucrativos que prestam serviços relacionados à área do curso do qual vieram, com produtos abaixo do preço de mercado, tendo como público-alvo principal micro e pequenas empresas.


Surgido em Paris, no ano de 1967, o Movimento Empresa Júnior é meio provedor de experiências e ferramentas reais presentes no mercado de trabalho, aliando conhecimento acadêmico e vivência empresarial. As empresas júnior são ligadas a um curso de nível superior, aliadas à tutoria de um professor universitário, e prestam serviços na área desse curso, tendo todo o lucro desses projetos interinamente revestido na capacitação profissional de seus membros.


No contexto brasileiro, existe a Brasil Júnior, que é a confederação brasileira de empresas juniores – contando com 18 federações estaduais, sendo Fejece a federação cearense – e tem como missão “Representar o Movimento Empresa Júnior e potencializá-lo como agente de formação de empreendedores capazes de transformar o Brasil”. Segundo o site da Brasil Júnior, foram mapeadas no País 311 empresas juniores, contando com mais de 11 mil empresários júnior motivados a impactar o nosso país.


Assim, nasceu a RETEC Jr., primeira e, atualmente, única empresa júnior de energias renováveis do Brasil, com uma proposta de implantar o empreendedorismo e a inovação nos alunos do curso de Engenharia de Energia Renováveis da Universidade Federal do Ceará (UFC) e inseri-los no mercado de trabalho, sempre por meio do trabalho em equipe!



Posts Recentes
bottom of page