top of page

Vantagens da Energia Solar para os sistemas varejistas

Você sabe o quanto a instalação de um sistema fotovoltaico pode ser vantajosa para o seu empreendimento? Caso essa pergunta tenha uma resposta negativa, você pode estar perdendo excelentes oportunidades para o crescimento do seu negócio.


Sabendo dos inúmeros benefícios desse investimento, empresas como Pague Menos e Assaí investem cada vez mais em geração de energia própria e limpa.


Com isso em mente, nós da Retec Jr. elaboramos esse artigo para você.

Nele você aprenderá:


  • O que é energia solar;

  • Como ela funciona;

  • Vantagens para os sistemas varejistas.


O que é Energia Solar?


Como o nome já diz, a energia solar é a energia proveniente do sol, que é captada e transformada em eletricidade. Para que isso ocorra, existem placas especializadas para esse serviço, que no caso, são as placas fotovoltaicas.




Como ela funciona?


A luz proveniente do sol incide sob os painéis fotovoltaicos, onde ocorre uma excitação dos elétrons das substâncias que os compõem, gerando uma tensão que é posteriormente transmitida para a nossa residência ou estabelecimento.



→ Para os sistemas varejistas, quais são as vantagens?


Redução de custos:


Como as fontes de energia no Brasil são, em sua grande maioria, hidroelétricas, temos que, em épocas de seca o valor do kWh se torna mais caro. Atualmente, também temos que lidar com as bandeiras tarifárias, que são uma taxa extra nas contas de energia que recebemos mensalmente.


Diante de todos esses gastos excessivos, é possível economizar e, com essa economia, possuir capital suficiente para realizar novos investimentos e melhorias na sua empresa. Uma das maneiras de conseguir isso é com a instalação de painéis fotovoltaicos. Essa é a principal vantagem: a economia proveniente desse investimento.


Outro grande fator que ajuda na redução dos custos é a fácil manutenção de todo o sistema, sendo basicamente necessária somente a limpeza dos painéis, pois eles são bastante resistentes e duráveis.


Payback:


Como já foi dito, o retorno financeiro é o maior atrativo de todo esse investimento. Isso se deve ao fato de todo o sistema ter uma garantia de 20 anos (os painéis podendo chegar a 25 anos). Com isso, temos que, além do sistema quitar-se, ele trará a economia desejada, onde todo o excedente energético será creditado, com duração de até 60 meses para ser usado. Todo o investimento será retornado na economia de energia e logo em seguida ocorrerá o lucro.


Todos os painéis possuem grande resistência, passando por testes de impacto e durabilidade.

Tudo isso influencia no retorno financeiro.


Com um grande tempo de utilização desse sistema, temos que todos os meses existirá uma economia, mesmo que a placa não gere a quantidade ideal, em meses de maior insolação serão acumulados os créditos de energia, ocorrendo uma compensação.



Valorização imobiliária:


O preço da sua loja terá um crescimento de até 30%, de acordo com a Green Building Council (GBC) Brasil, uma ONG que visa fomentar a ideia de que a construção de um empreendimento sustentável é bastante rentável: a demanda de potenciais compradores por imóveis amigos do meio ambiente tem sido bem alta!


Financiamento governamental:


Bancos como o Banco do Nordeste (BNB) já ofertam um financiamento para o empreendedor que deseja investir em geração de energia limpa em seu negócio. A criação do FNE Sol exemplifica isso. O financiamento é compensado pela redução dos custos com a conta de energia.


Marketing verde:


Ao investir em um sistema de energia solar em sua empresa, você atrairá a atenção de pessoas

envolvidas na causa ambiental: se for para optarem por sua empresa ou por outra que não tenha essa consciência ambiental, certamente, irão escolher a sua!


Está interessado em todos os benefícios que a instalação de energia solar em seu empreendimento pode trazer, mas não faz a mínima ideia de como investir nisso?

Realize seu orçamento gratuito, disponível em: https://www.retecjr.com/orcamento


Ou entre em contato conosco em nossas redes sociais (@retecjr). Através de uma equipe qualificada, garantimos soluções inteligentes em energia.

Posts Recentes
bottom of page