AnÁLISE DE PERFIL DE CONSUMO

Se você desconfia que está pagando mais do que o necessário pela sua conta de energia ou se o seu estabelecimento funciona até 17h30 ou após 20h30, esse é o serviço perfeito para você!

A Análise de Perfil de Consumo se divide em duas categorias: clientes do grupo A e clientes do grupo B.

Economia de energia através de consultoria

Grupo a X grupo b

No caso de clientes do grupo A, aplica-se a Readequação de Demanda Contratada.


A conta de energia dos clientes da Enel que se enquadram no grupo A (consumidores de alta tensão, geralmente indústrias, grandes comércios e afins) funciona sob a lógica de demanda contratada.

Ou seja, o cliente contrata uma certa quantidade de potência, em quilowatts (kW), baseada na seu consumo e que vai influenciar no valor final a ser pago mensalmente, que varia de acordo com a demanda contratada.

 

Porém, muitos clientes do grupo A não têm essa informação, e acabam por contratar uma demanda muito menor ou muito maior que o necessário para o seu consumo, causando um grande prejuízo.
 

Para exemplificar, digamos que a sua demanda contratada seja de 700 kW.

Se a sua unidade consumir em torno de 500 kW, você estaria pagando por 200 kW a mais que o necessário.

Já no cenário de um consumo de 1.000 kW, há um excedente de 300 kW sob a demanda contratada, e você paga uma multa referente a esse valor.

 

Em ambos os casos, um simples pedido de readequação da demanda contratada faz com que o cliente passe a pagar menos pela conta de energia mensal, e é esse estudo que a RETEC jr faz.

Para clientes do grupo B, é feita a Análise do Modelo Tarifário.


Desde janeiro de 2018, entrou em vigor no Brasil a chamada Tarifa Branca.

Essa nova tarifa passou a estabelecer três postos tarifários, baseados na demanda exigida da rede de energia elétrica: o hora-ponta (de 17h30 a 20h30), o intermediário (de 16h30 a 17h30 e de 20h30 a 21h30) e o fora-ponta (de 21h30 a 16h30).
Dessa forma, os consumidores que optarem pela Tarifa Branca passarão a pagar um valor maior, comparado à tarifa regular, por cada quilowatt-hora (kWh) consumido durante a hora-ponta, assim como um valor mais barato durante a hora fora-ponta.


A RETEC jr realiza um diagnóstico na unidade consumidora, analisando a rotina diária de funcionamento dos equipamentos elétricos, para estudar a viabilidade de economia na conta de energia caso o cliente opte por aderir à Tarifa Branca, além de fazer sugestões de possíveis alterações na rotina da unidade consumidora a fim de se obter uma economia maior ainda.

ARTIGOS RELACIONADOS